quinta-feira, 23 de julho de 2009

Paris, Je t'aime


Paris, eu te amo não poderia deixar de ser lindo. E problemático. De filmes cuja expectativa prévia é alta e os resultados nem sempre são condizentes com o que se espera, estamos fartos. Mas a combinação de 20 filmes sobre a capital francesa desempenha modestamente bem sua proposta de juntar diretores com repertórios cinematográficos diferentes para destacar o que há de melhor em Paris: a diversidade cultural, as possibilidades que a cidade apresenta, seus encantos, seus problemas, o amor.

É notável perceber que nos filmes em que os atores hollywoodianos se encontram - e em que a mídia consequentemente concentrou seu enfoque - as surpresas e reflexões não são tão desafiadoras quanto àquelas presentes em outros curtas que compõe o longa. Coincidência ou não, já que esta é por si só uma proposta até certo ponto alternativa, estão nos atores desconhecidos do grande público as melhores interpretações. Entre os diretores, salvo Gus Van Sant, mais uma vez mostrando compreender muito bem o espírito jovem - vide os diálogos espertos e desconexos de seu filme - o mesmo pode ser dito.

É só uma pena não vermos iniciativas como essa para outras cidades do mundo. Não pude deixar de pensar que São Paulo se adequaria totalmente para a proposta.

4 comentários:

Maria Joana disse...

faz tempo que assisti Paris eu Te Amo. Mas adorei... acho que adoro ainda.
Realmente, um São Paulo Eu te amo seria incrível!
E um monte de outras cidades também, né!

Alice Agnelli disse...

Na verdade, Tulito, ano que vem vão fazer o mesmo projeto aqui no Brasil - mas para desgosto dos pauslistamos, será "Rio, te amo".

Assim como a mari, faz tempo que eu assisti. Mas mesmo assim é daqueles filmes que guardam na memória uma sensação boa.

Alice Agnelli disse...

*paulistanos
(foi muito desgosto pra mim! hahah)

ah!

e parece que lançaram já o "New York, I love you".

oh a notícia (que inclui sobre o do rio):
http://odia.terra.com.br/portal/rio/html/2009/6/paes_lanca_projeto_rio_eu_te_amo_durante_exibicao_do_filme_new_york_i_love_you_20964.html

Tulio Bucchioni disse...

Pouts, Allice, eu tinha lido essa notícia...Deveria ser: "Tiros, eu te amo" no Rio...