terça-feira, 19 de outubro de 2010

Sobre migrar

"Migrar é uma situação criativa. Mas dolorosa. Toda uma literatura trata da relação entre criatividade e sofrimento. Quem abandona a pátria sofre. Porque mil fios são amputados, é como se uma intervenção cirúrgica fosse feita. Quando fui expulso de Praga, vivenciei o colapso do universo. É que confundi o meu íntimo com o espaço lá fora. Sofri as dores dos fios amputados. Mas depois comecei a me dar conta de que tais dores não eram a da operação cirúrgica, mas de parto. Dei-me conta de que os fios cortados me tinham alimentado e que estava sendo projetado para a liberdade, a qual se manifesta pela inversão da pergunta "livre de quê" em "livre para fazer o quê". E assim somos todos os migrantes: seres tomados de vertigem"

Vilém Flusser

3 comentários:

Ana Tereza Merger disse...

Oi Amigo, passei para lembra-lo de atualizar o link do "Persa Brasileiro na Provence". O novo endereço é o www.naprovence.com. Obrigada, beijos e até breve!

Ana Tereza Merger disse...

Oi Tulio, meu amigo, faz três meses que o Persa Brasileiro na Provence mudou de endereço! Estou lhe mandando o novo para atualizaçao no seu blogroll: http://naprovence.com/
Beijos!

Ana Tereza Merger disse...

Lindo, Tulio, e profundamente verdadeiro. Beijos!